Serviços Farmacêuticos

Serviços Farmacêuticos

A principal responsabilidade do atendimento farmacêutico é para a saúde e o bem-estar do doente e do cidadão em geral, promovendo o direito a um tratamento com qualidade, eficácia e segurança.

Na Farmalfena o atendimento farmacêutico e técnico integra a cedência dos medicamentos, o aconselhamento sobre o uso racional dos medicamentos, e a monitorização dos doentes, entre outras atividades no âmbito dos cuidados farmacêuticos.

 

Aconselhamento na área da Dermocosmética

O leque de opções de produtos para cuidados com a pele, que antes contemplava cremes simples, indicados praticamente para todo tipo de pele, agora conta com as mais diversas composições. Além dos cosméticos, apareceram também os dermocosméticos.

“Os dermocosméticos, agem mais profundamente na pele que um cosmético, mas tem um efeito menor que o de um medicamento”.

Para obter esse efeito, eles têm ações muito diferentes e devem ser usados com objetivos distintos. Eles têm sempre melhor efeito se bem indicados.

Na Farmalfena, pode contar com uma equipa altamente especializada no aconselhamento dos dermocosméticos mais adequados para si.

 

Medição de Parâmetros Bioquímicos:
– Tensão Arterial
– Glicémia
– Colesterol
– Triglicéridos

 

Qual a importância de efetuar regularmente a medição destes parâmetros bioquímicos?

É importante pois estes parâmetros se estiverem elevados contribuem para o Risco de Doenças Cardiovasculares.

Existem diversos fatores de risco para doenças cardiovasculares que associados a uma tensão arterial, uma glicémia, um colesterol e uns triglicéridos  elevados, aumentam esse risco.

Fatores:

Hereditários:

Os filhos de pessoas com doenças cardiovasculares tem uma maior propensão para desenvolverem doenças deste grupo.

Idade:

Quatro entre cincos pessoas acometidas de doenças cardiovasculares estão acima dos 65 anos.

Sexo:

Os homens tem maiores probabilidades de ter um ataque cardíaco e os seus ataques ocorrem numa faixa etária menor. Mesmo depois da menopausa, quando a taxa das mulheres aumenta, ela nunca é tão elevada como a dos homens.

Tabaco:

O risco de um ataque cardíaco num fumador é duas vezes maior do que num não fumador. Os fumadores passivos também tem o risco de um ataque cardíaco aumentado.

Colesterol elevado:

Os riscos de doença do coração aumentam na medida que os níveis de colesterol estão mais elevados no sangue. Junto a outros fatores de risco como pressão arterial elevada e fumo esse risco é ainda maior. Esse fator de risco é agravado pela idade, sexo e dieta.

Pressão arterial elevada:

Para manter a pressão elevada, o coração realiza um trabalho maior, com isso vai hipertrofiando o músculo cardíaco, que se dilata e fica mais fraco com o tempo, aumentando os riscos de um ataque. A elevação da pressão também aumenta o risco de um acidente vascular cerebral, de lesão nos rins e de insuficiência cardíaca. O risco de um ataque num hipertenso aumenta várias vezes, junto com o cigarro, a diabetes, a obesidade e o colesterol elevado.

Vida sedentária:

A falta de atividade física é outro fator de risco para doença das coronárias. Exercícios físicos regulares, moderados a vigorosos tem um importante papel em evitar doenças cardiovasculares. Mesmo os exercícios moderados, desde que feitos com regularidade são benéficos. A atividade física também previne a obesidade, a hipertensão, a diabetes e baixa o colesterol.

Obesidade:

O excesso de peso tem uma maior probabilidade de provocar um acidente vascular cerebral ou doença cardíaca, mesmo na ausência de outros fatores de risco. A obesidade exige um maior esforço do coração além de estar relacionada com doença das coronárias, pressão arterial, colesterol elevado e diabetes.

A Diabetes Mellitus:

A Diabetes é um sério fator de risco para doença cardiovascular. Mesmo se o açúcar no sangue estiver sob controle, a diabetes aumenta significativamente o risco de doença cardiovascular e cerebral.

Marque as suas consultas de forma rápida e simples.

Após marcação receberá confirmação no prazo máximo de 48 horas. Se tiver urgência, por favor, opte por contactar-nos através do 223 248 443.